Primeira mulher a ter seu papel reconhecido na política brasileira ao apoiar a causa da independência, a imperatriz Leopoldina é tema do Biblioteca Fazendo História de agosto. O encontro, promovido pela Revista de História da Biblioteca Nacional, reúne a professora da UERJ, Patrícia Souza Lima, co-organizadora de “D. Leopoldina: cartas de uma imperatriz”, eClóvis Bulcão, autor do livro “Leopoldina: A princesa do Brasil”. O evento acontece na quinta-feira, 14 de agosto, às 16h, no auditório Machado de Assis da Biblioteca Nacional.
Filha do imperador da Áustria, Leopoldina chegou ao Brasil com 20 anos, em 1817, para se casar com D. Pedro I. Humilhada publicamente pelas traições do marido, ela se manteve leal ao país que a recebeu. É vista como uma das principais responsáveis pela Independência, movimento que apoiou em fidelidade às tradições monárquicas.
Quem não puder ir até a Biblioteca Nacional terá a possibilidade de acompanhar o debate ao vivo pelo Twitter da revista, http://twitter.com.br/rhbn, e a transmissão simultânea pelo Instituto Embratel, www.institutoembratel.org.br. Após o evento, serão distribuídos aos alunos certificados de participação que valem como horas de atividades complementares em suas universidades. Além disso, será sorteada uma assinatura anual da revista.
Publicada pela Sociedade de Amigos da Biblioteca Nacional – SABIN -, a Revista de História da Biblioteca Nacional é vendida nas bancas de todo o país e tem 110 mil exemplares distribuídos mensalmente para todas as escolas públicas do Brasil.
Serviço: Biblioteca Fazendo História
Tema do debate: Leopoldina: A Imperatriz da Independência
Data: 14 de agosto, às 16h
Local: Auditório Machado de Assis da Biblioteca Nacional
Endereço: Rua México, s/n – centro – Rio de Janeiro
Entrada Franca
REVISTA DE HISTÓRIA DA BIBLIOTECA NACIONAL
Rua Uruguaiana, n. 13 / 11º andar
CEP: 20050-092
Centro - Rio de Janeiro - RJ
Tel: (21) 2220-4300 / (21) 2240-9843
--
Acompanhem-nos nas redes sociais: http://rhbn.com.br
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Saudações, caro(a) amigo (a)!
Gostaria muito que você deixasse o seu comentário nesta postagem!
Grata
Karen Hüsemann