NÃO CONSEGUE ASSISTIR O VÍDEO - COMUNIQUE EM COMERCIALAPLICA@GMAIL.COM

AMO FAZER COMPRAS EM BRECHÓ!!!

PROJETO ÁFRICA

PROJETO ÁFRICA
PLANOS DE AULA

Profissão


No dia 19 de agosto é comemorado
 o Dia do Historiador.


O historiador é o profissional que consegue compreender as relações estabelecidas entre os homens nos diferentes tempos e lugares, aproximando e analisando diferentes culturas, o que lhe permite situar, de maneira objetiva, os processos históricos que conduziram a formação de sua própria sociedade.

Como licenciado, compete ao professor de História analisar, criticar, produzir e difundir conhecimento na área de forma clara levando em consideração, além da história factual, as diferentes correntes historiográficas de construção do conhecimento histórico, trabalhando reflexões sobre a historiografia com seus alunos, cooperando na formação de cidadãos críticos e participantes da sociedade, conscientes de seus diretos e deveres.



O que faz

- Atua na área de consultoria histórica (vídeos, turismo histórico, teatro, novela, etc);

- Avalia e produz livros e outros materiais didáticos de História;

- Trabalha em museus e centros culturais com pesquisa histórica;

- Trabalha para empresas no resgate da história e produz de material de divulgação;

- Faz investigação histórica em arquivos públicos e privador;

- Pode atuar na área de ensino (Fundamental e Médio) como professor;

- Produção de conteúdo histórico para portais educacionais e culturais da Internet.

Características profissionais importantes (aptidões, habilidades e competências)

- O historiador deve gostar muito de ler;

- Deve ter facilidade em interpretação de textos;

- Ter bom senso crítico e analítico;

- Deve ter interesse em pesquisar, principalmente, fatos do passado.

Mercado de Trabalho

- Museus

- Empresas de consultoria histórica

- Universidades públicas, privadas e centros de pesquisa;

- Escolas de Ensino Médio e Fundamental e cursos pré-vestibulares;

- Empresas de consultoria histórica;

- Portais de conteúdo na Internet.

Alguns exemplos de especializações

- História Social

- História Econômica

- História da Arte

- História e Cultural

- Museologia

- Arqueologia



Salário Médio Inicial

De R$ 3.000,00 a R$ 5.000,00



Você sabia?

- No dia 19 de agosto é comemorado o Dia do Historiador.


SAIBA MAIS...


Aprovado projeto que regulamenta profissão de historiador
07/11/2012 - 20h30 Plenário - Votações - Atualizado em 07/11/2012 - 20h33
Fonte: Portal de notícias do Senado federal

Patrícia Oliveira


O Senado aprovou nesta quarta-feira (7) projeto que regulamenta a profissão de historiador. O PLS 368/09, do senador Paulo Paim (PT-RS), estabelece que o exercício é privativo dos diplomados em cursos de graduação, mestrado ou doutorado em História. Os historiadores poderão atuar como professores de História nos ensinos básico e superior; em planejamento, organização, implantação e direção de serviços de pesquisa histórica; e no assessoramento voltado à avaliação e seleção de documentos para fins de preservação.

Aprovado nas comissões de Assuntos Sociais (CAS); de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ); e de Educação, Cultura e Esporte (CE), o projeto recebeu emenda, em Plenário, do senador Alvaro Dias (PSDB-PR) que retirou do texto original a referência aos locais onde o trabalho do historiador poderia ser desempenhado.

Discussão

Assim como Pedro Taques (PDT-MT), o senador Aloysio Nunes (PSDB-SP) votou contra o projeto. Ele considerou "um profundo equívoco" dar exclusividade em atividades de ensino e pesquisa, seja em graduação ou pós-graduação, apenas para quem tem formação em História. Na opinião do parlamentar, a situação cria "absurdos" como impedir que economistas, sociólogos, diplomatas ou outros profissionais qualificados ministrem a disciplina, havendo o risco de "engessar" o ensino da História.

– [A História] É a investigação sobre a evolução das sociedades humanas que tem que ser vista sob os mais diferentes prismas. História é política. História é vida. História é pluralismo. Não pode ser objeto de um carimbo profissional – argumentou.

Aloysio Nunes ainda condenou o que chamou de "reserva de mercado" dos profissionais com curso superior em História e a formação de uma "República Corporativa do Brasil", onde cada profissão exige "seu nicho de atividade exclusiva em prejuízo da universalidade do conhecimento".

Capacitação

Já a senadora Ana Amélia (PP-RS) defendeu o projeto ao ler relatório do senador Flexa Ribeiro (PSDB-PA), aprovado na CCJ, em que este declara que "a omissão do legislador pode permitir que pessoas inabilitadas no exercício profissional coloque em risco valores, objetos ou pessoas."

O texto ressalta ainda a relevância do papel do historiador na sociedade, com "impactos culturais e educativos" capazes de ensejar "a presença de normas regulamentadoras" da profissão. E conclui que não pode permitir que o campo de atividade desses profissionais seja ocupado por pessoas de outras áreas, muitas delas regulamentadas, mas sem a capacitação necessária para exercer o trabalho.


Segundo o projeto, os historiadores poderão atuar como professores de História nos ensinos básico e superior; em planejamento, organização, implantação e direção de serviços de pesquisa histórica; e no assessoramento voltado à avaliação e seleção de documentos para fins de preservação.

"Os historiadores não estão mais restritos, em seu trabalho, às salas de aula. São imprescindíveis em museus, centros culturais, empresas de publicidade e de turismo" ressaltou Grazziotin.

Benito Schmidt, presidente da Associação Nacional de Historiadores, endossa a opinião da relatora. Segundo ele, a aprovação desse projeto significa a transformação completa da profissão. "Garante a presença dos historiadores junto ao patrimônio histórico, turismo, museus, arquivos, meios de comunicação social, entre outros espaços, nos quais é fundamental o olhar do historiador", ressalta.

Schmidt assegura que a regulamentação da profissão dará um respaldo institucional para que o historiador possa exercer o conhecimento adquirido na formação. Ao todo, quatro mil historiadores são registrados na Associação.

Desses quatro mil, 600 são formados pela Universidade Federal do Amazonas, e fazem parte da Associação Amazonense de Historiadores, informa o presidente da entidade, professor Iberaldo Lima da Costa.

O professor ressalta que a senadora Vanessa Grazziotin incorporou a luta e as reivindicações dos historiadores. "A regulamentação é um anseio de 50 anos, que parece agora caminhar para a realização. Ela vai nos permitir, entre outras coisas, ter uma carreira dentro do Estado e a participação em concursos públicos", lembra.

A matéria segue agora para votação na Câmara dos Deputados.

Agência Senado

(Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Saudações, caro(a) amigo (a)!
Gostaria muito que você deixasse o seu comentário nesta postagem!
Grata
Karen Hüsemann

Acesse o Canal do Ensino

Acesse o Canal do Ensino

Onde História Estudo Aqui Atinge?

Notícias do Café História

[1] Notícias:
 Egito Antigo: revelação de espanhóis

Uma missão de arqueólogos espanhóis e egípcios fez uma descoberta em uma tumba no sul do Egito que abre portas à reinterpretação da cronologia faraônica, pois poderia demonstrar que Amenhotep III e seu filho Amenhotep IV, conhecido como Akenaton, reinaram juntos. [Leia mais]

[2] Mural:
 Morre Stuart Hall | Arqueologia

Considerado o pai do multiculturalismo, o sociólogo jamaicano Stuart Hall faleceu hoje aos 82 anos. A notícia foi noticiada nesta segunda-feira, dia 10 de fevereiro de 2014. E mais: Lançada em 1863, a Revista do Instituto Arqueológico, Histórico e Geográfico Pernambucano (IAHGP)está recebendo artigos e outras contribuições em fluxo contínuo. [Leia mais]

[3] Fórum:
 Como avaliar o legado de Stuart Hall?

Participe do nosso mais novo fórum, dedicado ao sociólogo jamaicano falecido ontem, Stuart Hall, considerado o "pai" do multiculturalismo. O título do fórum é: Stuart Hall: como avaliar o seu legado sociológico? [Leia mais]

[4] Livro:
 Memórias da Segunda Guerra Mundial

Em “Memórias da Segunda Guerra Mundial” (em dois volumes), Winston Churchill relata, com uma escrita lúcida e incisiva, as raízes e o desenvolvimento da Segunda Grande Guerra do ponto de vista de quem viveu com intensidade os acontecimentos. Considerada uma obra-prima da literatura do século XX, estas Memórias ultrapassam qualquer gênero e constituem um clássico de leitura obrigatória. [Leia mais]

[5] Cine-História:
 Memórias de Salinger

Chega aos cinemas brasileiros o documentário de Shane Salermo, intitulado "Memórias de Salinger". O filme conta com a participação de Phillip Seymour Hoffman, Edward Norton John Cusack e muitos outros. [Leia mais]

[6] Documento: 
Propagandas antigas

Propaganda retirada da revista A Lua, edição nº10, conta um pouco mais sobre o ano de 1910. [Saiba mais]

[7] Conteúdo da Semana:
 Hemeroteca de Lisboa

Hemeroteca de Lisboa digitaliza parte de seu acervo e disponibiliza na internet, gratuitamente, milhares de documentos que ajudam a contar mais de três séculos da história da imprensa em Portugal. [Leia mais]

Visite Cafe Historia em: http://cafehistoria.ning.com/?xg_source=msg_mes_network





1] Notícias:
 Cemitério de escravos no quintal de casa

Em 1996, durante uma reforma, família descobriu ossadas debaixo da casa. A princípio, desconfiou que fossem de cachorros, até encontrarem várias arcadas dentárias humanas. E mais: sítio arqueológico é descoberto atrás da antiga Estação Leopoldina. Relíquias da família imperial estavam no subterrâneo do terreno, numa antiga área de descarte [Leia mais]

[2] Mural:
 Direita e Autoritarismo

Entre os dias 18 a 22 de novembro de 2013, acontecerá nas dependências do Instituto de Ciências Humanas da Universidade Federal de Juiz de Fora, a 30o Semana de História da UFJF: “As Faces de Clio e os Desafios da História”. E confira também: Já se encontra online o novo número da Revista Debater Europa, subordinado ao tema "diálogos europeus", coordenado por Isabel Maria Freitas Valente e Alexandra Aragão. [Leia mais]

[3] Evento:
 Profissão Historiador

Acontece na Fundação Casa de Rui Barbosa, entre os dias 13 e 20 de setembro, um bem-vindo debate aberto sobre a profissão de historiador. [Leia mais]

[4] Nosso Livro:
 O Flautista do Rei

Ex-Ministro do Governo Sarney escreve autobiografia que ajuda a entender uma precisa parte de nossa história [Leia mais]

[5] Cine-História:
 Rush

Fãs de automobilismo (e do bom cinema) podem comemorar, pois acaba de chegar aos cinemas o filme "Rush - No Limite da Emoção" ("Rush", no original, em inglês), drama dirigido por Ron Howard que conta a história da maior rivalidade já vista na Fórmula 1, entre os pilotos Niki Lauda e James Junt. [Leia mais]

[6] Documento: 
Revolução Francesa

Decreto da Assembléia Nacional francesa estabelece os novos departamentos administrativos da França. [Saiba mais]

[7] Conteúdo da Semana:
 Filosofia - Entrevista

Relembre nossa entrevista com o professor Eduardo Jardim (PUC-RJ). O tema? Filosofia [Leia mais]

Visite Cafe Historia em: http://cafehistoria.ning.com/?xg_source=msg_mes_network