NÃO CONSEGUE ASSISTIR O VÍDEO - COMUNIQUE EM COMERCIALAPLICA@GMAIL.COM

AMO FAZER COMPRAS EM BRECHÓ!!!

PROJETO ÁFRICA

PROJETO ÁFRICA
PLANOS DE AULA

segunda-feira, 2 de março de 2015

LONGA DURAÇÃO BRAUDELIANA – PERMANÊNCIAS E RUPTURAS NO PROCESSO DA REVOLUÇÃO FRANCESA



GIOVANNA PAZETO CANTO 
RA 1112007














LONGA DURAÇÃO BRAUDELIANA – PERMANÊNCIAS E RUPTURAS NO PROCESSO DA REVOLUÇÃO FRANCESA


                                                 Centro Universitário Claretiano
                                                                                     Licenciatura em História  
História Contemporânea I
Professora Elza Silva Cardoso Soffiatti






POLO CAMPINAS
5° Semestre
2015








Objetivos
  • Compreender o contexto da Revolução Francesa.
  • Refletir sobre as várias fases da Revolução Francesa.
  • Analisar as permanências e rupturas decorrentes da Revolução Francesa para o Ocidente.


Descrição da Atividade

 A transição do século XVIII para o século XIX foi marcada por uma série de mudanças que se concretizaram em algumas rupturas e, ao mesmo tempo, outras características que se consolidaram, que permaneceram.

Frente ao advento da Revolução Francesa e as considerações de Braudel em relação a longa duração, analise e elucide duas permanências e duas rupturas que podem ser identificadas no processo da Revolução Francesa.


A participação francesa na emancipação das Treze Colônias foi fundamental para o espírito revolucionário florecer. Os processos ocorridos durante a Revolução Francesa encontraram ressonância principalmente no continente americano de norte a sul em virtude da maioria ainda ser colônia. Tendo como pano de fundo a crise do absolutismo na Europa, a Revolução representou uma completa ruptura com o status quo e antigos privilégios feudais que visavam única e exclusivamente beneficiar uma corte que não produzia nada e custava em demasia.
A Revolução Francesa, permeada por pensamentos Iluministas, insatisfação de todo o terceiro estado (ao qual pertenciam burguesia, camponeses e trabalhadores urbanos), sendo este o que realmente produzia e principal engrenagem de todo Antigo Regime, buscou uma modificação em todos os domínios para realizar uma satisfação latente do povo francês, não necessariamente destituindo o poder da monarquia mas fazendo a participação popular uma constante tendo este setor representantes. Porém, o que se seguiu foi algo muito maior, daí a França ser até os dias atuais um paradigma de liberdade política e de expressão.
O pensador iluminista Montesquieu deu bases para a nova estrutura de governo. Sua teoria de divisão do poder monárquico centralizado em três esferas políticas (Executivo, Legislativo e Judiciário), e a elaboração de uma Constituição, ou seja, leis que devem ser cumpridas por todos e regem o Estado, marcaria o início de uma nova era não apenas para a França mas todo o ocidente. Os símbolos e representações tornaram-se fundamentais para caracterizar os ventos da mudança. Assim como o filósofo Montesquieu, Rousseau e O Contrato Social, outros iluministas corroboraram para embasar a Revolução, embora pertencessem a aristocracia, sendo alguns mais radicais e outros mais conservadores, fato é que a era da Razão buscava respostas racionais, dessa forma a igreja também fora afetada pois respostas baseadas em superstições já não eram suficientes. Voltaire criticava a intolerância religiosa e a infalibilidade papal, mas era um reformista moderado em virtude de sua relação com monarcas absolutistas. Ele acreditava na possibilidade de fundar uma nova estrutura política sob as bases do Antigo Regime.
Outra ruptura que houve com a Revolução Francesa é a questão dos fisiocratas e o interesse de uma reforma geral na França em virtude das altas taxas de tributação, produtividade e técnicas rudimentares, visto que a questão da terra era fator primordial e único para o homem desse tempo, além da fome, aumento de preços de produtos básicos para sobrevivência o que acabou mobilizando toda população num levante contra a monarquia.
A palavra Revolução trouxe um significado não apenas de mudança, mas de união e sentimento de pertencimento, tornou-se símbolo cotidiano para reforçar o ideal revolucionário causando ao mesmo tempo admiração e medo. A Declaração dos Direitos do Homem e do Cidadão por si só é um marco da transformação dos direitos civis. Os homens envolvidos no processo de emancipação das colônias na América estavam atentos à Revolução Francesa e à Declaração dos Direitos do Homem e do Cidadão, contribuindo para moldar um sentimento nacionalista que ainda não estava bem delimitado e o espírito Democrático.
A teoria de longa duração braudeliana “nos permite repensar os conceitos de duração e de enxergar o tempo em uma perspectiva de multiplicidade de durações”. (BARROS, 2013). De modo que algumas coisas “só podem ser percebidas quando o recorte é bastante amplo, isto é, trabalhado ao fio dos séculos” (VOVELLE, 2011).
Diante de tantas rupturas a Revolução Francesa é, sem dúvida, um divisor de águas, porém houve permanências se analisarmos cuidadosamente a longa duração por efeito de ser uma revolução também aristocrática. Os próprios pensadores da época mantinham relações com monarcas e viviam na corte. A Primeira República fora construída em parte sobre os “fragmentos” que ainda permaneceram do Antigo Regime após a execução do rei Luís XVI e, embora fosse importante ser moderno e romper com os paradigmas do Antigo Regime, após a era do Terror basicamente a monarquia fora restabelecida em moldes da modernidade. O General Napoleão Bonaparte conseguira um feito inédito para França e seu prestígio elevou-se de maneira que conseguiu suprimir o Diretório e instaurar o Consulado, logo após ele mesmo se intitulou Imperador da França.
Destarte, havia um interesse de construir o novo baseando-se nos ideais iluministas, sendo necessário uma reformulação política voltada ao povo mas que por outro lado, permanecesse e conservasse o Estado soberano. Assim a França passaria por um processo de burocratização como forma de manter a estabilidade política e monetária sem alterar a supremacia monárquica. A monarquia, embora frágil, ainda resistiu até meados de 1870, quando o então rei Napoleão III fora deposto.

BIBLIOGRAFIA


FREDRIGO, F. História Contemporânea I. Batatais: Claretiano, 2012. Unidade 1.

BRAUDEL, Fernand. A longa duração. Disponível em: <http://copyfight.me/Acervo/
livros/BRAUDEL,%20Fernand%20-%20A%20longa%20durac%CC%A7a%CC%83o%20In%20
Histo%CC%81ria%20e%20cie%CC%82ncias%20sociais.pdf>. Acesso em: 19 fev. 2015.

VOVELLE, M. (2011). “História e longa duração”. In: NOVAIS & SILVA (orgs.). Nova História em perspectiva. São Paulo: Cosac & Naify, p.371-407 [original: 1978].

BARROS, José D'assunção. O tempo dos historiadores. Petrópolis: Editora Vozes, 2013. 296 p.

COSTA NETO, Durval A. da. Revolução Francesa (1789-1799). Disponível em: <https://www.algosobre.com.br/historia/revolucao-francesa-1789-1799.html>. Acesso em: 24 fev. de 2015.



Texto corrigido pela professora Elza Silva Cardoso Soffiatti em 27/02/2015 as 10:38 
( Protocolo: 7880112)



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Saudações, caro(a) amigo (a)!
Gostaria muito que você deixasse o seu comentário nesta postagem!
Grata
Karen Hüsemann

Acesse o Canal do Ensino

Acesse o Canal do Ensino

Onde História Estudo Aqui Atinge?

Notícias do Café História

[1] Notícias:
 Egito Antigo: revelação de espanhóis

Uma missão de arqueólogos espanhóis e egípcios fez uma descoberta em uma tumba no sul do Egito que abre portas à reinterpretação da cronologia faraônica, pois poderia demonstrar que Amenhotep III e seu filho Amenhotep IV, conhecido como Akenaton, reinaram juntos. [Leia mais]

[2] Mural:
 Morre Stuart Hall | Arqueologia

Considerado o pai do multiculturalismo, o sociólogo jamaicano Stuart Hall faleceu hoje aos 82 anos. A notícia foi noticiada nesta segunda-feira, dia 10 de fevereiro de 2014. E mais: Lançada em 1863, a Revista do Instituto Arqueológico, Histórico e Geográfico Pernambucano (IAHGP)está recebendo artigos e outras contribuições em fluxo contínuo. [Leia mais]

[3] Fórum:
 Como avaliar o legado de Stuart Hall?

Participe do nosso mais novo fórum, dedicado ao sociólogo jamaicano falecido ontem, Stuart Hall, considerado o "pai" do multiculturalismo. O título do fórum é: Stuart Hall: como avaliar o seu legado sociológico? [Leia mais]

[4] Livro:
 Memórias da Segunda Guerra Mundial

Em “Memórias da Segunda Guerra Mundial” (em dois volumes), Winston Churchill relata, com uma escrita lúcida e incisiva, as raízes e o desenvolvimento da Segunda Grande Guerra do ponto de vista de quem viveu com intensidade os acontecimentos. Considerada uma obra-prima da literatura do século XX, estas Memórias ultrapassam qualquer gênero e constituem um clássico de leitura obrigatória. [Leia mais]

[5] Cine-História:
 Memórias de Salinger

Chega aos cinemas brasileiros o documentário de Shane Salermo, intitulado "Memórias de Salinger". O filme conta com a participação de Phillip Seymour Hoffman, Edward Norton John Cusack e muitos outros. [Leia mais]

[6] Documento: 
Propagandas antigas

Propaganda retirada da revista A Lua, edição nº10, conta um pouco mais sobre o ano de 1910. [Saiba mais]

[7] Conteúdo da Semana:
 Hemeroteca de Lisboa

Hemeroteca de Lisboa digitaliza parte de seu acervo e disponibiliza na internet, gratuitamente, milhares de documentos que ajudam a contar mais de três séculos da história da imprensa em Portugal. [Leia mais]

Visite Cafe Historia em: http://cafehistoria.ning.com/?xg_source=msg_mes_network





1] Notícias:
 Cemitério de escravos no quintal de casa

Em 1996, durante uma reforma, família descobriu ossadas debaixo da casa. A princípio, desconfiou que fossem de cachorros, até encontrarem várias arcadas dentárias humanas. E mais: sítio arqueológico é descoberto atrás da antiga Estação Leopoldina. Relíquias da família imperial estavam no subterrâneo do terreno, numa antiga área de descarte [Leia mais]

[2] Mural:
 Direita e Autoritarismo

Entre os dias 18 a 22 de novembro de 2013, acontecerá nas dependências do Instituto de Ciências Humanas da Universidade Federal de Juiz de Fora, a 30o Semana de História da UFJF: “As Faces de Clio e os Desafios da História”. E confira também: Já se encontra online o novo número da Revista Debater Europa, subordinado ao tema "diálogos europeus", coordenado por Isabel Maria Freitas Valente e Alexandra Aragão. [Leia mais]

[3] Evento:
 Profissão Historiador

Acontece na Fundação Casa de Rui Barbosa, entre os dias 13 e 20 de setembro, um bem-vindo debate aberto sobre a profissão de historiador. [Leia mais]

[4] Nosso Livro:
 O Flautista do Rei

Ex-Ministro do Governo Sarney escreve autobiografia que ajuda a entender uma precisa parte de nossa história [Leia mais]

[5] Cine-História:
 Rush

Fãs de automobilismo (e do bom cinema) podem comemorar, pois acaba de chegar aos cinemas o filme "Rush - No Limite da Emoção" ("Rush", no original, em inglês), drama dirigido por Ron Howard que conta a história da maior rivalidade já vista na Fórmula 1, entre os pilotos Niki Lauda e James Junt. [Leia mais]

[6] Documento: 
Revolução Francesa

Decreto da Assembléia Nacional francesa estabelece os novos departamentos administrativos da França. [Saiba mais]

[7] Conteúdo da Semana:
 Filosofia - Entrevista

Relembre nossa entrevista com o professor Eduardo Jardim (PUC-RJ). O tema? Filosofia [Leia mais]

Visite Cafe Historia em: http://cafehistoria.ning.com/?xg_source=msg_mes_network